x

O que o Orkut ainda tem de bom?




É um pouco deprimente acessar o Orkut hoje em dia. E o que resta aos usuários resistentes é uma página de scraps parada há meses e uma timeline ignorada. Mas o que ainda leva estas pessoas a acessarem uma rede social que oferece cada vez menos sua função inicial: o social?

O Orkut vem cada vez sendo reduzido a um grande conjunto de fóruns, representados por uma de suas funções primordiais: 


1º - As comunidades. Não há no Facebook, ou mesmo no Google+, um recurso que reúna pessoas com gostos semelhantes e encoraje tanto o debate.


O que as outras redes oferecem são alternativas. O Facebook tem as fanpages, mais abertas, às quais você se junta com um 'Like', e os grupos, mais restritos, que têm uma dinâmica mais parecida com as comunidades. Entretanto, o pouco espaço dado para os comentários é considerado restrito por alguns usuário.

Ao longo dos anos, o Orkut se consagrou com comunidades sobre praticamente todos os temas. Desde as mais bobas, que foram criadas como piada, a outras para incentivar discussões. As que se enquadram nesta segunda categoria estão ativas e movimentadas até hoje; são os fóruns de futebol, política, seriados de televisão e até mesmo dúvidas tecnológicas. Outras comunidades bastante ativas são as de downloads, embora muitas delas tenham conteúdo pirateado.


2º - Outro recurso elogiado na primeira rede social do Google é que ela é menos invasiva do que o Facebook. Dependendo do nível de atividade da pessoa, a timeline do site de Zuckerberg pode ficar poluída com o conteúdo compartilhado pelos seus contatos. Além disso, o usuário se sente menos compelido a divulgar informações pessoais, o que aumenta sua privacidade.



Por estas razões, ainda há muitos usuários que não abrem mão do Orkut, mesmo que seja apenas para visitar uma única comunidade. “A atividade dos meus amigos realmente diminuiu, não recebo mais scraps, mas enquanto minhas comunidades favoritas ainda estiverem ativas, continuo fiel ao Orkut”, expica Santos.

E você, qual rede prefere?


2 comentários:

  1. Andando com a roda cromada, escutando um pancadão, do mano champignon a batida do chão

    ResponderExcluir
  2. Só 2 kkkkkk que dó! mas gostei da parte das Comunidades realmente valia a pena!

    ResponderExcluir

Seu comentario foi enviado com sucesso! Obrigado por participar do ByteAqui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Confira